O último dia do Encontro Regional de Comunicadores do Sudeste, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, em Juiz de Fora/MG, iniciou sua programação com uma sincera consagração a Nossa Senhora. Como em um grande Cenáculo, os comunicadores foram envolvidos pela intercessão da Mãe de Jesus. Em seguida foi conduzido o último painel do encontro com tema: ‘Vamos articular a região Sudeste? O objetivo era de ofertar a Jesus todas as iniciativas de comunicação que se destacam na evangelização em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Foram convidados para esse momento Jersey Simon, Janaína Nascimento, Gustavo Huguenin todos membros do Ministério de Comunicação Social do Rio de Janeiro, além de Lara Coelho responsável pela formação do MCS Minas Gerais.
A missão do comunicador de gerar a unidade foi explorada por Jersey, que motivou os participantes a se colocarem em postura de amor aos irmãos, com testemunho de vida.
A Jornada Mundial da Juventude também foi alvo das atenções do missionários da comunicação presentes em Juiz de Fora. Gustavo Huguenim, que é o criador da identidade visual da JMJ Rio2013, partilhou a importância do evento para Igreja, citando trechos dos direcionamentos do Papa Bento XVI para ocasião que reunirá milhões de jovens no Rio de Janeiro em julho de 2013.
A participante Sabrina Carvalho, coordenadora da Comissão Pastoral para o Setor da Juventude na diocese de São João Del Rey, destacou esse momento como um dos mais nobres do encontro. “O painel de domingo eu achei muito importante, principalmente, por causa da JMJ “, partilhou.
Outra fronteira missionária foi apresentada aos comunicadores. Trata-se da evangelização através da linguagem de sinais, para os surdos. De acordo com a pregadora Janaína Nascimento é necessário ter atenção para evangelizar a todos, promovendo a inclusão social. “A pessoa portadora de deficiência física não é uma coitada, como a sociedade geralmente avalia, mas um ser que vive de superações e a nós, comunicadores, levar essa boa nova é abrir portas e criar comunhão só que em um meio pouco diferente. Todos deveriam saber libras do mesmo modo que a língua” destacou a formadora.
Já Lara Coelho explicou como funciona a Caravana Porta Voz da Boa Notícia, uma iniciativa mineira que visita as dioceses para formar os comunicadores de acordo com sua realidade local. Através dessa ação, muitos frutos estão sendo colhidos, e novos líderes da comunicação têm despertado para a missão no estado mineiro.
No Responses to “Talentos da região sudeste são ofertados a Jesus”